O presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso (FAP-MT), Daltro Rezende, voltou a alertar sobre as fraudes envolvendo empréstimos consignados e a falta de transparência nas operações de crédito destinadas a aposentados e pensionistas.
Segundo ele, muitos beneficiários não recebem o contrato da operação, prática que considera irregular. Rezende defendeu que os empréstimos sejam formalizados presencialmente, com a entrega do contrato impresso ao cliente, garantindo maior segurança.
O dirigente também afirmou que grande parte das fraudes ocorreu por falhas na verificação da identidade dos beneficiários, permitindo o uso indevido de dados pessoais para contratação de empréstimos.
Além disso, criticou a cobrança de taxas e comissões abusivas por intermediários financeiros e orientou aposentados a procurarem instituições que ofereçam atendimento presencial e condições mais vantajosas.
Rezende ainda comentou a ação em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) que questiona a cobrança da alíquota de 14% da previdência estadual sobre aposentados e pensionistas de Mato Grosso. Para ele, a medida é injusta e poderá resultar na devolução dos valores cobrados, caso a ação seja julgada favoravelmente aos beneficiários.
Evento acontece a partir das 18h30, na Praça do Rotary, com música, poesia, teatro, dança, exposição artística e artesanato do CAPS.
Entre as ações estão cursos para mulheres do campo, moradia popular, equipamentos agrícolas, transporte escolar e investimentos na saúde.
Município alcançou índice de 96,34%, cumpriu 100% dos critérios essenciais e conquistou a classificação Diamante no levantamento nacional.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.